Veja dicas que empresas usam para motivar os seus funcionários em tempos de home office?

Veja dicas que empresas usam para motivar os seus funcionários em tempos de home office?

por Mônica Valentin | jul 30, 2020 | Blog

Como motivar o funcionário no home office? Essa pergunta se tornou uma das maiores objeções neste último momento, o qual grande parte dos escritórios se viram “obrigados” a mudar para esta modalidade por conta da pandemia.

De fato, essa situação trouxe muitos desafios, pois é necessário motivar a equipe e manter o engajamento para que elas possam ser mais produtivas. Além de trabalhar melhor com a gerenciação de tempo.

Então se você esta passando por esse tipo de  dificuldade saiba a seguir como motivar o funcionário no home office para atingir o nível máximo de resultados.

 1 – Home office dicas para aumentar a motivação e produtividade

Primeiramente, é importante que você coloque em prática as dicas citadas a seguir. Pois essa sequência irá aumentar consideravelmente a motivação e produtividade da sua equipe:

Faça uma agenda

Para organizar melhor o trabalho e as atividades desenvolvidas faça uma agenda e compartilhe com todos. É importante nesse processo delimitar os horários de trabalho.

Incentive-os a ter um espaço confortável para a execução das atividades

Incentive a sua equipe a ter um espaço confortável para a execução do trabalho. Conceda acesso a cadeiras confortáveis e bons equipamentos a disposição.

Estabeleça metas diárias

Estabeleça metas diárias e as divida em pequenas tarefas para serem executadas todos os dias. O ideal é haver uma hierarquia entre elas e que sejam realizadas uma de cada vez.

Incentive intervalos

A rotina do trabalho em casa é diferente da empresa, pois a grande parte do tempo o seu funcionário estará isolado, exigindo muita concentração do cérebro. Por este motivo é importante que ele faça pausas entre cada atividade realizada, além de tirar um horário para as refeições.

Planeje com  a sua equipe o dia seguinte

No final do expediente, planeje com a sua equipe o dia seguinte, porque para aumentar a produtividade é preciso de organização e planejamento. Então, n faça uma lista de tarefas para serem executadas no próximo dia.

Faça reuniões matinais

Mantenha o contato com os seus colaboradores através de reuniões matinais e elogie a sua equipe em público. Inclusive, crie recompensas mensais, semanais e diárias. Além disso, certifique-se que todos tenham fácil acesso para a comunicação com os colegas e gestores.

2 – Home Office quarentena – Como lidar?

Seguidamente, surge outro desafio: Como lidar com o home office quarentena?

A pandemia causada pelo coronavírus mudou a forma de trabalho de muitos para o home office. Assim, os funcionários podem exercerem  suas funções remotamente sem risco de contágio.

Porém, muitos possuem dificuldade em criar uma rotina e eliminar a procrastinação. Portanto, é importante que você estabeleça entre a equipe os seguintes critérios:

  • Crie uma rotina para os funcionários;
  • Descubra qual o pico de produtividade de cada um (alguns são mais produtivos pela manhã, outros a tarde, explore essas diferenças a seu favor);
  • Incentive-os a não usar pijama e a se arrumarem, pois isso ajuda a diminuir a procrastinação.

3 – Home Office móveis – Como organizar?

Provavelmente, com essa mudança, tanto você como a sua equipe devem estar um pouco perdidos com relação ao termo:  Home Office móveis. Mas não se preocupe, confira nas próximas linhas como organizar de maneira eficaz o  novo local de trabalho em casa:

Escolha do ambiente

O primeiro passo neste tópico é a escolha do ambiente para a execução do trabalho. O local deve ser confortávelorganizado e longe de objetos que tiram o foco, como a TV por exemplo.  Ademais, é preciso ter a disposição todos os materiais necessários que atendam às necessidades de trabalho.

 Mesa

É importante que a mesa seja larga e que o monitor atinja a linha horizontal da visão. Inclusive, o mouse e o teclado precisam estar na mesma altura.

Cadeira

Seguidamente, a cadeira indicada é a ergonômica, confortável, estofada e com o apoio para os braços. Pois, tanto você como os seus funcionários passarão a maior parte do tempo sentados dentro de casa.

Iluminação

Coloque os móveis para home office perto da janela, assim é possível aproveitar a luminosidade do dia. Ou então, faça o uso de luminárias.

Prateleiras e afins

Por fim, para a sua casa realmente ter um ambiente de trabalho harmonioso coloque prateleiras para organizar documentos, materiais de trabalho, entre outros. Tenha a disposição também cestas de lixo e organizadores de escritório para guardar caneta, lápis, borrachas e semelhantes.

4 – Home Office ideias para ter mais eficiência

Pensamento

A primeira ideia para ter mais eficiência e motivação no seu home office é mudar o padrão do seu pensamento. Pois, é necessário separar da mente o horário de lazer do trabalho. Logo, para isso crie regras para você e seu time, de modo que elas possam ser seguidas estritamente.

Local 

Procure um local para a execução das atividades confortável, que haja silêncio, acesso à internet e aos materiais necessários.

Organização

Estabeleça metas e objetivos para sua equipe. Você pode expô-las através de  planners ou checklist. É importante ter o controle sobre quais atividades serão desenvolvidas, quais foram feitas e quais precisam ser concluídas.

Abuse da tecnologia  a seu favor

Hoje há excelentes ferramentas que ajudam no engajamento e na organização do trabalho com a equipe. Por este motivo é imprescindível todos terem acesso a estes seguintes aplicativos:

  • Trello

Com o Trello você pode organizar e distribuir tarefas além de acompanhar as atividades realizadas por cada membro. Tudo de maneira divertida por meio de um mural digital com cartões personalizados, onde todo o time pode ter acesso.

Hangouts e Google Meet

Seguidamente, os Hangouts e Google Meet são fundamentais para a comunicação, fazer reuniões em grupo ou particulares. Não deixe de utilizá-los para manter o engajamento e a proximidade com a sua equipe.

5 – Home Office Vagas

Por fim para fechar o nosso assunto é importante mencionar que  o coronavírus trouxe grandes oportunidades. Diariamente são várias vagas de emprego que estão sendo ofertadas nesta modalidade. Aliás, a procura por estes profissionais comprometidos também estão em grande demanda.

Você pode anexar um currículo ou então contratar profissionais tudo de maneira online e sem burocracia. Um site que tem ganhado bastante destaque atualmente é o Hipster Ponto Jobs. Veja abaixo alguns home office vagas que estão sendo ofertados recentemente:

Redator GSA

Há uma vaga de redator disponível para trabalhar remotamente com o Grupo Educacional Santo Antônio. As funções realizadas consistem em fazer o planejamento, criação e o gerenciamento de conteúdos para as redes sociais.

Analista de Conteúdo e SEO

Tanto o home office, como ações  de marketing digital vão entrar a todo o vapor no fim deste ano e continuar progredindo. São 3 vagas abertas para liderar táticas de produção de conteúdo e SEO.

Assessoria de Imprensa

O profissional contratado será responsável por manter o relacionamento com a imprensa. Além de prospectar contados para notícias e contatar sites parceiros para divulgação.

Como já foi mencionado anteriormente,  essas vagas estão disponíveis no site Hipster Ponto Jobs. Para se candidatar basta fazer o cadastro e anexar o seu currículo. É possível também publicar vagas para a contratação de profissionais home office.

Lembrando que  tanto para liderar  um funcionário quanto atingir um bom nível de produtividade na execução das tarefas é preciso ter motivação.

Finalizando o assunto….

O home Office é uma modalidade de trabalho incrível que abre muitas portas. Contudo, há dificuldades que precisam ser enfrentadas como foi  dito no decorrer dessa leitura.

Resumidamente, essas são as melhores dicas para motivar o funcionário no home office e também a si mesmo. Guarde muito bem essas palavras, pois será a motivação que transformará todo o seu planejamento em lucros vantajosos, através do aumento da produtividade.

Então, está preparado para dar um novo passo, mantendo toda a sua empresa motivada e unida mesmo a distância? Acesse agora mesmo uma palestra motivacional para dar aquele “gás” essencial que o seu time precisa. Clique aqui e saiba mais!