Fenômeno da natação paralímpica, Gabriel Bandeira, disputa o Troféu José Finkel em Pernambuco

Fenômeno da natação paralímpica, Gabriel Bandeira, disputa o Troféu José Finkel em Pernambuco

por Mônica Valentin | set 08, 2022 | Gabriel Bandeira, Notícia, Notícia Destaque

De olho na preparação para os Jogos de Paris 2024, paratleta disputa 10 provas na maior competição do país para nadadores olímpicos.

Um dos principais nomes da nova geração de paratletas, o jovem Gabriel Bandeira, disputa na próxima semana o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em Recife. O mais curioso, é que o ele competirá ao lado de nadadores olímpicos. Gabriel disputará 10 provas no maior evento do calendário brasileiro de natação convencional. O Troféu José Finkel acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont. No esporte adaptado, Gabriel compete pela classe S14 (para atletas com deficiência intelectual).

Para o nadador do Praia Clube, o Troféu Brasil de Natação funcionará como um teste pessoal e uma forma de melhorar seus tempos. “Nadar com atletas convencionais é muito bom pois eles acabam me puxando, me estimulam a fazer um tempo melhor. Diferente de muitos atletas que são focados em um estilo e perfis de velocidade, eu estou me preparando para nadar um programa extenso nos Jogos de Paris 2024. Sei que ainda está distante, mas a preparação de um

atleta para competir tantas provas é longa e árdua. Essa base é muito importante. Estou animado e espero nadar bem”, empolga-se Gabriel.

Essa não é a primeira vez que Gabriel disputa um evento com atletas sem deficiência. Desde os 11 anos, ele competia no convencional, participando de grandes competições. Ele migrou para o paradesporto no início de 2020. Apesar de ter uma trajetória curta, Gabriel Bandeira é considerado um dos principais atletas paralímpicos da natação no país.