Multimedalhista paralímpico, Gabriel Bandeira é nomeado embaixador de Federação internacional para atletas com deficiências intelectuais

Multimedalhista paralímpico, Gabriel Bandeira é nomeado embaixador de Federação internacional para atletas com deficiências intelectuais

por Mônica Valentin | ago 08, 2022 | Atleta, Gabriel Bandeira, Notícia Destaque

Revelação das piscinas, representará a Virtus em todo o continente americano. Organização é responsável por promover o esporte de elite e organizar competições.

Um dos maiores nomes da nova geração do paradesporto, Gabriel Bandeira, foi escolhido como embaixador da Virtus, Federação Internacional de Esportes para Atletas com Deficiência Intelectual. A organização global promove e desenvolve o desporto de alto rendimento, busca reconhecimento no cenário esportivo, além de ser responsável por organizar competições em todo o planeta.  Gabriel é o primeiro a ser escolhido como representante de todo o continente americano. O nadador foi convidado por conta do desempenho impressionante nos Jogos Tóquio 2020 e sua história única de vida.

Gabriel praticou natação convencional por quase 10 anos. Em 2019 passou por uma classificação funcional, foi avaliado como classe S14 (para atletas com deficiência intelectual), e migrou para o esporte adaptado. Mesmo com uma curta carreira como paratleta, Gabriel coleciona feitos e números impressionantes. Ao longo dessa rápida e surpreendente jornada no esporte adaptado, ele precisou se aceitar e mudou completamente de vida.

Em seu novo papel, ele espera levantar a bandeira das pessoas com algum tipo de limitação e está muito orgulhoso pela possibilidade de ser referência no assunto, além de trazer mais representatividade para o tema. 

“Estou muito honrado e grato com essa possibilidade. Gostaria que pudéssemos falar mais sobre a deficiência intelectual. Sinto que as pessoas ainda confundem o diagnóstico real e julgam mal nossa capacidade. Como embaixador, quero promover esse tipo de comunicação”, explica o atleta.

Estima-se que 2-3% da população mundial tem deficiência intelectual. Isso é entre 178-256 milhões de pessoas em todo o mundo. A Virtus quer alcançar mais e mais pessoas e espera ampliar a mensagem tendo Gabriel como Embaixador.