Raíssa Machado chega como favorita para disputar o Grand Prix de Marrakesh, no Marrocos

Raíssa Machado chega como favorita para disputar o Grand Prix de Marrakesh, no Marrocos

por Mônica Valentin | set 05, 2022 | Notícia, Notícia Destaque, Raíssa Machado

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a atleta conquistou medalha de prata na prova do lançamento do dardo e é a atual recordista em sua classe.

A paratleta Raíssa Machado, nascida em Ibipeba, embarca neste final de semana para a disputa do Grand Prix de Marrakesh, no Marrocos, que acontece de 15 a 17 de setembro. A baiana é recordista mundial da prova do lançamento do dardo, classe F56, e chega como favorita na competição internacional.

Raíssa estabeleceu o novo recorde mundial em sua classe, em março deste ano, em uma competição no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A baiana alcançou a marca de 24m80.

“A responsabilidade aumenta e a minha cobrança em evoluir também, mas acredito que estou no caminho com um passo de cada vez. É a primeira vez que vou para uma competição internacional como recordista então não sei o que dizer, vou atrás da minha evolução como atleta e tudo pode acontecer em uma competição. Estou bem focada e animada”, finaliza a atleta.

O antigo recorde mundial era 24m50 e pertencia à iraniana Hashemiyeh Moavi. A marca foi feita justamente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e rendeu a medalha de ouro à atleta do Irã. Na mesma prova Raissa lançou 24m39 e ficou com a medalha de prata.

Sobre o encontro com as adversárias de Raíssa, o técnico João Paulo Cunha adianta que será uma surpresa. “Ainda não temos noção de quem estará lá. Os GP’s internacionais são sempre surpresas, não temos informação antecipada. Saberemos lá, mas Raíssa segue focada em seus treinos e isso é o mais importante”, comentou o técnico.

A convocação foi anunciada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a atleta embarca dia 10 de setembro. O Grand Prix de atletismo de Marrakesh acontecerá entre os dias 15 a 17 de setembro e o Brasil será representado por 24 atletas.